Um blog feito de Educador para Educador!

Sejam bem vindos(as) ao rol dos meus seguidores!

domingo, 24 de junho de 2012

Bingo Matemático

Bingo Matemático
Esta atividade ajuda a memorizar a tabuada interagindo o lúdico ao aprendizado. Desenvolve a construção de conhecimentos matemáticos.

Material

E.V.A. - nas cores desejadas
Papelão - Pode ser Panamá
Cola Branca 
Cola Quente ou Brascoplast
Tesoura
Tabelas impressa com os números











Conteúdo: 

As quatro operações fundamentais com números naturais – adição, subtração, multiplicação e divisão.

Objetivos: 

Reconhecer que uma situação-problema pode ser resolvida por meio de diferentes operações.
Reconhecer e utilizar adição e subtração como operações inversas em diferentes situações-problema.
Relacionar a multiplicação e a divisão como operações inversas.
Resolver situações-problema que envolva as quatro operações fundamentais.
Utilizar os conhecimentos sobre as quatro operações fundamentais.
Desenvolver a capacidade de investigação na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados.
Interpretar situações-problema com números naturais e criar estratégias de resolução.
Desenvolver o cálculo mental.

Habilidades:

Formular questões a partir de situações reais.
Associar a multiplicação a situações que representam adição de parcelas iguais e vice-versa.
Organizar o raciocínio lógico e localizar jogada mais certeira.

Materiais Didáticos Necessários: 

Um placar com todos os possíveis produtos resultantes das tabuadas, desde o 1 até o 91; folhinhas imitando cartelas, com 15 números dispostos em 3 linhas e 5 colunas.

Seqüência Didática da Atividade:

1º Passo:
Distribua a cada aluno uma cartela na qual deverão ser marcados a lápis ou lapiseira os números sorteados. Explique as regras do jogo, destacando principalmente o fato de que é proibido falar o resultado de cada lance que for anunciado.

2º Passo:
Exponha os prêmios que serão oferecidos aos vencedores. Um ganhador será o aluno que completar primeiro uma fila (linha ou coluna). Outro ganhador será o que completar a cartela antes dos demais.

3º Passo:
Notifique as seguintes expressões, por exemplo: (21 + 19), (9 x 6), (40 – 12 + 6), (45 9), etc. Os alunos que têm os resultados divulgados na sua cartela marcam o número. Registre os resultados no placar que está em seu poder e que não é visível para os alunos.

4º Passo:
O jogo continua até que um aluno tenha completado uma fila. Confira as marcações feitas pelo aluno na cartela, usando para isso o placar. Estando tudo certo, entregue o prêmio.

5º Passo:
O jogo prossegue novamente até que um aluno tenha completado sua cartela. Confira as marcações, usando para isso o placar. Estando tudo certo, entregue o prêmio.

6º Passo:
Entregue o prêmio com muita animação e estardalhaço. Porém; deixe claro para os demais participantes não desanimarem e que em breve haverá uma nova realização desse bingo. 

Um comentário:

A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família

Olivier Reboul