Trabalhando:
“A Boa Alimentação”
“A Boa Alimentação”
Ensinar crianças exige muito jogo de cintura,
métodos diferentes e recursos diversos, isso já foi comprovado por professores, pedagogos e psicólogos em todo mundo.
Tanto que hoje é compreendido o fato de que explorar o lado lúdico
do aprendizado contribui muito para fazer a criançada
prestar atenção nas aulas e escutar os professores.
Mas atenção, essa tarefa não é tão simples quanto parece.
. . .
Uma sugestão realizada na aula de Ciências.
Para dinamizar a aula,
foi solicitado a cada
aluno que escolhesse uma fruta
e realizasse uma pesquisa da mesma, sobre:
Quais as vitaminas que ela possui?...
Quais os nutrientes e/ou proteínas?...
Quais os nutrientes e/ou proteínas?...
E em que ela
beneficia o nosso organismo?...
...E/ou será que ela pode prejudicar?
A sugestão é esta... É inovar, incrementar,
trazer novidades para sala de aula.
trazer novidades para sala de aula.
Preparar uma aula diferente e que surpreenda os alunos,
e fazer com que eles fiquem atentos
porque nem imaginam o que virá a seguir.
Fazer o próprio aluno pesquisar e dar uma aula é uma sugestão.
Onde orientado pelo professor, e estimulado a
realizar uma apresentação descontraída das pesquisas,
ele expõe os trabalhos e demonstra os conhecimentos
que adquiriu sem dificuldades.
Desta forma o aluno sente que é parte integrante
do processo de aquisição do conhecimento,
que ele também é um autor de sua aprendizagem
livrando-se daquelas mesmas aulas chatas
de um professor desmotivado.
Onde orientado pelo professor, e estimulado a
realizar uma apresentação descontraída das pesquisas,
ele expõe os trabalhos e demonstra os conhecimentos
que adquiriu sem dificuldades.
Desta forma o aluno sente que é parte integrante
do processo de aquisição do conhecimento,
que ele também é um autor de sua aprendizagem
livrando-se daquelas mesmas aulas chatas
de um professor desmotivado.
(Tamarindo)
(Maçã)
(Morango)
Esta dinamização na aula de
ciências
facilita o aprendizado, pois o aluno pesquisa e vivencia a prática
e constrói o conhecimento interagindo a teoria,
facilita o aprendizado, pois o aluno pesquisa e vivencia a prática
e constrói o conhecimento interagindo a teoria,
destacando as riquezas e substâncias do fruto ao que
deve preferir e o que deve evitar
deve preferir e o que deve evitar
A construção do conhecimento do aluno e a aprendizagem é adquirida
quando sua atenção e interesse está voltado para o assunto
que por sua vez pode ser realizado através destas
incrementações e novidades... Pensando nisto...
Surge assim a necessidade de elaborar novas estratégias de ensino,
de modo a fazer com que os alunos voltem mais a sua atenção
para o que está sendo divulgado pelo professor.
Assegure que o que você pretende fazer
condiz com os recursos disponíveis,
condiz com os recursos disponíveis,
não idealize algo com padrões inatingíveis;
planeje algo que esteja em sintonia com sua turma,
busque dinâmicas que possam envolver
de maneira espontânea os alunos.
planeje algo que esteja em sintonia com sua turma,
busque dinâmicas que possam envolver
de maneira espontânea os alunos.