Um blog feito de Educador para Educador!

Sejam bem vindos(as) ao rol dos meus seguidores!

domingo, 4 de novembro de 2012

Alimentação Saudável


Trabalhando: 

“A Boa Alimentação”
com alunos do 4º Ano


  Ensinar crianças  exige muito jogo de cintura, 
métodos diferentes  e recursos diversos, isso já foi comprovado por  professores, pedagogos e psicólogos em todo mundo. 
Tanto que hoje é compreendido o fato de que explorar o lado lúdico 
do aprendizado contribui muito para fazer  a criançada
 prestar atenção nas aulas e escutar os professores. 
Mas atenção, essa tarefa não é tão simples quanto parece. 
.   .   . 
   Uma sugestão realizada na aula de Ciências.

Para dinamizar a aula,
foi solicitado a cada aluno que escolhesse uma fruta
e realizasse uma pesquisa da mesma, sobre: 

Quais as vitaminas que ela possui?...
Quais os nutrientes e/ou proteínas?... 
E em que ela beneficia o nosso organismo?... 
...E/ou será que ela pode  prejudicar?  

           

A sugestão é esta... É inovar, incrementar, 
trazer novidades para sala de aula. 
Preparar uma aula diferente e que surpreenda os alunos, 
e fazer com que eles fiquem atentos 
porque nem imaginam o que virá a seguir.

           
            
Fazer o próprio aluno pesquisar e dar uma aula é uma sugestão. 
Onde orientado pelo professor, e estimulado a 
realizar uma apresentação descontraída das pesquisas, 
ele expõe os trabalhos  e demonstra os conhecimentos 
que adquiriu sem dificuldades.

Desta forma o aluno sente que é parte integrante 
do processo de aquisição do conhecimento, 
que ele também é um autor de sua aprendizagem
 livrando-se daquelas mesmas aulas chatas 
de um professor desmotivado.

Pesquisadores das frutas:
(Clique para ampliar a imagem)
 
(Laranja)
(Banana)
  
(Banana)

   
(Tamarindo)

   
(Maçã)

(Morango)

Esta dinamização na aula de ciências 
facilita o aprendizado, pois o aluno pesquisa e vivencia a prática 
e constrói o conhecimento interagindo a teoria, 
destacando as riquezas e substâncias do fruto ao que 
deve preferir e o que deve evitar
para obter uma vida saudável.  

(Pesquisas)


(Meninas do 4º Ano B)

A construção do conhecimento do aluno e a aprendizagem é adquirida 
quando sua atenção e interesse está voltado para o assunto 
que por sua vez pode ser realizado através destas
 incrementações e novidades... Pensando nisto...
Surge assim a necessidade de elaborar novas estratégias de ensino, 
de modo a fazer com que os alunos voltem mais a sua atenção 
para o que está sendo divulgado pelo professor. 


(Meninos do 4º Ano B)

   


    
Assegure que o que você pretende fazer 
condiz com os recursos disponíveis,
 não idealize algo com padrões inatingíveis; 
planeje algo que esteja em sintonia com sua turma,
 busque dinâmicas que possam envolver  
de maneira espontânea os alunos.

A qualidade da Educação Infantil depende, cada vez mais, da parceria entre a escola e a família

Olivier Reboul